HORA DA GRAÇA

(todo dia 08 de dezembro – Festa da Imaculada Conceição – das 12h00 às 13h00)

N. Sra. Rosa Mística e Pierina Gilli


SINAL DA CRUZ

INTRODUÇÃO
“Toda sois formosa, ó Maria, e em vós não há mácula original”. Esta exclamação que a Igreja nos coloca nos lábios é o grito espontâneo de toda a humanidade, que traz consigo, gravadas na sua carne, as conseqüências do pecado, diante da pureza sem mácula da Virgem Maria. Deus determinara, desde a eternidade, fazer de Maria a Mãe do Verbo encarnado e adornou-a, para isso, com galas de santidade e fez assim de sua alma, que livrou do pecado, digna morada de Seu Filho.
Esta redenção total que preservou a Virgem, desde a sua concepção, da mancha e conseqüência do pecado de Adão, não deve separar-se da nossa própria redenção. A Festa da Imaculada anuncia, no coração do Advento, os esplendores da encarnação redentora. A festa que hoje celebramos — Imaculada Conceição — e que foi instituída no século XIX pelo Papa Pio IX, logo a seguir à declaração do dogma da Imaculada Conceição de Maria, em 1854, já era celebrada no Oriente desde o século VIII, na Irlanda desde o século IX e na Inglaterra desde o século XI. Estas festas são o testemunho do culto tradicional à pureza sem mácula de Nossa Senhora. A definição dogmática de 1854 nada mais fez do que precisar e afirmar a fé constante da Igreja.

SILÊNCIO
Cada um de nós, em silêncio por alguns instantes, apresente ao Senhor os seus pedidos por intercessão da Imaculada Conceição, Mãe de Deus e nossa mãe. Vamos confiar que estes pedidos feitos em nosso benefício ou em benefício de alguém que amamos será atendido por Deus, segundo as promessas de Nossa Senhora Rosa Mística. Neste momento, vamos abrir os nossos corações para acolher as bênçãos e graças que descem abundantemente sobre nós. Os céus estão se abrindo e as bênçãos de Deus se derramam sobre toda a humanidade reunida em oração. (silêncio)

OFERECIMENTO DO TERÇO (cantado)

Com o terço na mão
Peço a vós, minha Virgem Maria
Minha prece levai a Jesus
Santa mãe que nos guia
Com o terço na mão
Peço a vós, minha Nossa Senhora
Por nós todos rogai a Deus Pai
Vos pedimos agora

Com o terço na mão
De joelhos no chão vos pedimos
Aliviai as tristezas e as dores
Que às vezes sentimos
Clareai o caminho daqueles
Que vivem perdidos
E olhai por aqueles que o mundo
Deixou esquecidos

Santa Maria, rogai por nós
Que recorremos a vós
(bis)

Nos mistérios contemplo o nascer
De Jesus e a alegria
Na paixão, por amor preso à cruz
Sua dor e agonia
Sua ressurreição e aos céus a ascensão
No terceiro dia
Vossa coroação junto a Deus
Coração de Maria


Com o terço na mão
E com fé aprendi, Mãe querida
Que aceitar a vontade de Deus
É o maior bem da vida
Que ajudar um irmão
No instante do seu sofrimento
É amar nosso próximo
É servir a Deus pai nesse momento

Santa Maria, rogai por nós
Que recorremos a vós
(bis)

CREDO
PAI NOSSO
3 AVE MARIA
GLÓRIA

MISTÉRIOS GOZOSOS
Nossa Senhora nos proporcionará, hoje, um conhecimento mais profundo do amor ao próximo, por meio dos cinco mistérios gozosos.


PRIMEIRO MÍSTÉRIO GOZOSO
(melodia de “A treze de maio”)

Maria concebe
o Verbo encarnado,
que veio o mundo
remir do pecado.

MEDITAÇÃO

O amor de Deus é fraternal: e este o sentido da Anunciação. Deus amou o mundo a esse ponto: O filho de Deus é nosso irmão. Deus é nosso irmão! É um de nós. Depois de uma eternidade de espera, seu amor rompeu os próprios limites do infinito: o Verbo se fez carne; Deus é homem. Contudo, partilhar nossa humanidade era para Deus apenas o início de seu amor fraternal. Para nós. Participar da divindade, pela graça, e tornar assim fraternal nosso amor por Deus, é elevá-lo à sua maravilhosa culminação.
Deus foi o primeiro a “amar o próximo”. Nós nos assemelhamos a Deus quando amamos e servimos aos seres humanos.
PAI NOSSO
10 AVE-MARIAS
GLÓRIA
Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus.
Imaculada, Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

SEGUNDO MÍSTÉRIO GOZOSO

A Virgem Maria
à graça fiel
partiu em visita
à prima Isabel.

MEDITAÇÃO
À primeira vista, parece que Maria podia escolher: ficar em Nazaré e “amar ao Senhor, seu Deus”, que acabara de ser concebido em seu seio, ou “amar ao próximo”, indo visitar sua prima Isabel. Na verdade, não havia escolha. Só podemos escolher entre duas coisas distintas entre si. Mas o amor de Deus e o amor ao próximo são tão inseparáveis como o sol e a luz do dia: uma coisa é a causa da outra e a exige. Todo amor é como uma túnica sem costura. Se alguém diz “amo a Deus” e não ama seu irmão, é um mentiroso. Maria foi visitar Isabel, porque amava seu próximo; e porque amava muitíssimo a Deus, foi apressadamente.
A maneira como eu trato os outros mostra a medida do meu amor a Deus.
PAI NOSSO
10 AVE-MARIAS
GLÓRIA
Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus.
Imaculada, Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

TERCEIRO MÍSTÉRIO GOZOSO

Em lapa singela
brotou linda flor:
da Virgem Maria
nasceu o Senhor.

MEDITAÇÃO
Há duas grandes categorias de pessoas: os pecadores e os que não o são mais. A qual devo amar? Quem é o meu próximo? De novo, uma aparente escolha; e outra vez, o amor simplifica. Todos os seres humanos são o meu próximo. Nada de separar, classificar, selecionar. Jesus não escolheu: nasceu para aqueles que o amavam e para aqueles que não o amavam. Deixou os anjos e veio à terra tornar-se amigo de publicanos e de fariseus. Tinha um amigo cujos pés lavou e por cuja alma morreu; e este só apreciava em Jesus o valor de umas frias moedas. O amor de Cristo é totalmente desinteressado! E este amor é uma lei para nós.
É impossível que todas as pessoas me agradem. Mas, à semelhança de Cristo, devo amar a todos, esforçando-me por ser amável com cada um.
PAI NOSSO
10 AVE-MARIAS
GLÓRIA
Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus.
Imaculada, Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

QUARTO MÍSTÉRIO GOZOSO

Maria apresenta
no Templo o Menino.
Nos braços da Aurora
reluz Sol Divino.

MEDITAÇÃO
A profetiza Ana tinha os olhos de todos do Templo voltados para ela. Os doutores da Lei lhe estavam secretamente agradecidos, pois ela lhes infundia confiança em si mesmos. Para aqueles que se sentiam — também secretamente — cansados da complicada piedade dos doutores, o fervor de Ana era como um comentário animador sobre a essência da Lei. Ela envergonhava silenciosamente os orgulhosos fariseus: conquistara a admiração do público sem ter feito propaganda. Os pagãos, que não podiam passar dos pórticos exteriores do Templo, tratavam unicamente dos “negócios” do Templo; contudo a presença daquela mulher infundia dignidade mesmo aos pórticos exteriores. A profetiza Ana, sem uma palavra, era uma pregação para todos.
O bom exemplo brilha sobre os justos e os pecadores. O bom exemplo é, para mim, um meio de amar a todos.
PAI NOSSO
10 AVE-MARIAS
GLÓRIA
Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus.
Imaculada, Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

QUINTO MÍSTÉRIO GOZOSO

O Filho buscando
em grande agonia
encontra no Templo
com suma alegria.

MEDITAÇÃO
Foram três dias incômodos para os doutores da Lei. Um menino demonstrando-lhes que tinham falhado no essencial. Com cortesia e de modo encantador, sem usar de muitas palavras e sem o interesse de um zelo mercenário, dizia aos mestres que eles ignoravam as coisas primordiais. Era como se tivessem estado ali sentados a vida toda, contemplando um grande banquete, falando a respeito, calculando a idade do vinho, pesando cada prato, avaliando o seu preço e discutindo sobre o valor dos alimentos — sem jamais prová-los. E ele tinha razão. Os doutores sabiam disso. A verdade estava naquele menino que discutia a religião mais do que com autoridade: era a própria autoridade.
O zelo é amor que se espalha. Se amo aos outros à semelhança de Cristo, não me contentarei apenas em “guardar a fé”. Eu vou difundi-la.
PAI NOSSO
10 AVE-MARIAS
GLÓRIA
Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus.
Imaculada, Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

AGRADECIMENTO (cantado)
Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor
Me faz suportar

Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos
Me ajude a passar

Se ficarem mágoas em mim
Mãe, tira do meu coração
E àqueles que eu fiz sofrer
Peço perdão

Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim, minha mãe
Junto a Jesus.

Nossa Senhora
Me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida
do meu destino


Nossa Senhora
Me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida
Do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim.

Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma
O meu coração

Grande é a procissão a pedir
A misericórdia, o perdão,
A cura do corpo e pra alma
A salvação

Pobres pecadores, oh mãe
Tão necessitados de vós
Santa mãe de Deus, tem piedade
De nós

De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós, vossos filhos,
Meus irmãos.

Nossa Senhora
Me dê a mão...





(este esquema tem sido utilizado a anos pelo Pe. Nelson, em todas as comunidades paroquiais pelas quais passou)

Nenhum comentário: