
1º) A Oração e a Agonia de Jesus no horto das oliveiras.
Quando sofro, peço força e conforto na oração?
“Então Jesus chega com eles a uma propriedade chamada Getsêmani e diz aos discípulos: ‘Ficai aqui enquanto eu vou ali rezar’. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, ele começou a sentir tristeza e angústia. Disse-lhes então: ‘Minha alma está triste a ponto de morrer. Permanecei aqui e vigiai comigo’. E indo um pouco mais longe e caindo de rosto em terra, ele orava, dizendo: ‘Meu Pai, se é possível, esta taça passe longe de mim! Todavia, não como eu quero, mas como tu queres!’ Ele vem para junto dos discípulos e os encontra a ddormir; diz a Pedro: ‘Então, não tivestes força para vigiar nem uma hora comigo! Vigiai e orai a fim de não cairdes em poder da tentação. O espírito está cheio de ardor, mas a carne é fraca’. De novo, pela segunda vez, ele se afastou e orou dizendo: ‘Meu Pai, se esta taça não pode passar sem que eu a beba, faça-se a tua vontade!” A seguir, veio de novo e os encontrou a dormir, pois tinham os olhos entorpecidos. Ele os deixou, afastou-se de novo, e orou pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então ele se dirige aos discípulos e lhes diz: ‘Continuai a dormir e descansai! Eis que se aproxima a hora em que o Filho do Homem será entregue às mãos dos pecadores.” (Mateus 26, 36-45)
2º) A Flagelação de Jesus
Sei me impor alguma penitência, alguma mortificação em remissão dos meus pecados? Sem a Penitência não podemos nos salvar.
“Um notável interrogou Jesus: ‘Bom mestre, que devo fazer para ganhar em herança a vida eterna?’ Jesus lhe disse: ‘Por que me chamas de bom? Ninguém é bom senão só Deus. Conheces os mandamentos: não cometerás adultério, não cometerás homicídio, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe.’ Ele respondeu: ‘Tudo isto, eu o tenho observado desde a minha juventude’ Tendo-o ouvido, Jesus lhe disse: ‘Uma coisa ainda te resta fazer: vende tudo o que tens, distribui aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me. Ao ouvir isto, o homem ficou muito triste, pois era muito rico.
Vendo-o, Jesus disse: ‘Quão difícil é para os que têm riquezas chegar ao Reino de Deus! Sim, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Os ouvintes disseram: ‘Então quem pode ser salvo?” E ele respondeu: ‘O que é impossível aos homens é possível a Deus’.
“Pedro disse: ‘Quanto a nós, deixando os nossos próprios bens, nós te seguimos’. Ele lhes respondeu: ‘Em verdade, eu vos digo, ninguém terá deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos, por causa do Reino de Deus, sem que receba muito mais no tempo atual e, no mundo futuro, a vida eterna.”(Lucas 18, 18-30)
3º) Jesus coroado de espinhos
Os meus pensamentos são puros? humildes? caridosos? ou são pensamentos de orgulho?... aversão?... egoísmo?
“... armai-vos de força no Senhor, da sua força onipotente. revesti-vos da armadura de Deus para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. Pois não é o homem que afrontamos, mas as Autoridades, os Poderes, os Dominadores deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. Lançai mão, portanto, da armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer de pé, tendo recorrido a tudo. De pé, portanto! Nos rins, a verdade por cinturão, com a justiça por couraça e como calçados nos pés, o ardor para anunciar o Evangelho da paz. Tomai sobretudo o escudo da fé, ele vos permitirá apagar todos os projéteis inflamados do malígno. Recebei enfim o capacete da salvação e o gládio do Espírito, isto é, a Palavra de Deus. Que o Espírito suscite a vossa oração sob todas as suas formas, vossos pedidos, em todas as circunstâncias; empregai as vossas vigílias em uma infatigável intercessão por todos os santos...” (Efésios 6, 10-18 )
4º) Jesus carregando a cruz até o monte Calvário.
Como levo a minha cruz? com generosidade e força?
“Depois, ele disse a todos. ‘Se alguém quiser vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo e tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perde sua vida por causa de mim, vai salvá-la. E que proveito tem o homem em ganhar o mundo inteiro, se ele se perde ou arruina a si mesmo? Pois se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier em sua glória e na do Pai e dos santos anjos.”(Lucas 9, 23-26)
5º) Crucificação e morte de Jesus Cristo
Eu também hei de morrer. Penso nisto? Me preparo?
“Ficai de sobreaviso, vigiai, pois não sabeis quando será o momento. É como um homem que parte em viagem: deixou sua casa, confiou a autoridade a seus servos, a cada um, sua tarefa, e deu ao porteiro ordem de vigiar. Vigiai, pois, porque não sabeis quando vai chegar o senhor da casa, se à tarde ou no meio da noite, ao cantar do galo ou de manhã, para que ele não chegue de improviso e vos encontre a dormir. O que vos digo, digo-o a todos: Vigiai”. ( Marcos 13, 33-36 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário